Tablet, celular e TV: Qual é o limite para o meu filho?

29/08/2017 17:16

Como é difícil definir limites para bebês e crianças assistirem desenhos e filmes em celulares, tablets ou Tvs, não é mesmo? Para nos ajudar nessa questão, o Pediatra Dr. Claudio A. Len dá dicas para que cada mamãe e papai encontre a melhor solução para os seus filhos, sem culpas e sem crises.

Existe uma idade recomendada para que meu filho comece a ver desenhos e vídeos na TV, tablet ou celular?
As crianças olham para tudo o que se movimenta e emite luz, o que inclui aparelhos de TV, tablets e celulares. Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), o tempo de tela recomendado para crianças de até 2 anos de idade deve ser nulo. No entanto, acho que períodos curtos e sob supervisão são toleráveis. Entre 2 e 5 anos de idade o tempo de tela recomendado é de 60 minutos por dia. Portanto, uma idade boa para começar a ver filmes e vídeos infantis é entre 2 e 3 anos de idade. Os pais devem pensar da seguinte maneira: o tempo de tela excessivo reduz o tempo de convívio com os pais, que é importante nesta fase do desenvolvimento.

Meu filho não fica sentado na hora das refeições sem o tablet ou celular para ver desenhos. Como posso contornar essa situação?
Neste caso, a única solução é não mostrar estes aparelhos para ele. Não há como contornar a situação. Em poucos dias ele vai esquecer este hábito inadequado e não vai ter traumas por isto.

Ficar exposto muito tempo à luz e som de TV, tablet ou celular pode causar danos à visão e audição do meu filho?
A exposição a estes aparelhos não causa danos visuais ou auditivos. No entanto, há estudos que mostram que a exposição excessiva, especialmente a videogames, está ligada a uma maior agressividade e problemas de concentração.

É recomendado eu acostumar o meu filho a dormir vendo desenho na TV ou celular?
Não, este hábito não é recomendado. Pode acontecer uma vez ou outra, mas não deve haver regularidade. O sono pode ser de pior qualidade, mais agitado e com despertares noturnos.

Dr. Claudio A. Len (CRM-SP: 59.931)
Pediatra da Clínica Len de Pediatria.
Pediatra formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria na Escola Paulista de Medicina. Nesta mesma instituição fez Mestrado e Doutorado em Reumatologia Pediátrica e atualmente é Professor da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria. Título de Especialista em Pediatria desde 1990. Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: