Meu filho não quer comer. E agora?

29/08/2017 16:22

Chegou o momento de fazer a introdução alimentar com o meu bebê. Devo oferecer os alimentos amassados ou em pedaços?
Pessoalmente acho que os alimentos devem ser amassados nesta fase. E, depois de 2 ou 3 meses, podem ser iniciados os alimentos em pedações. No entanto, alguns profissionais preferem alimentos em pedaços, sempre sob supervisão cuidadosa.

Com qual idade devo começar a oferecer alimentos sólidos para meu filho?
No meu consultório inicio os alimentos sólidos entre 8 e 9 meses de vida. Mas tudo depende das características individuais de cada criança. Deixo isto bem claro para os pais, pois não há uma regra obrigatória. Algumas crianças engasgam com facilidade, o que causa grande apreensão por parte dos cuidadores.

Quando uma criança pode comer os mesmos alimentos que o restante da família?
As crianças podem comer os mesmos alimentos que o restante da família a partir de um ano de vida. Mas esta é uma opção dos pais, que podem optar por uma dieta que não a da casa. No entanto, é importante que sejam avaliados alimentos com risco de engasgo, como pipoca, amendoim, uvas e outros alimentos arredondados.

Meu filho está recusando experimentar alimentos diferentes, o que devo fazer?
Não insista, respeite esta vontade. No entanto, vá oferecendo estes alimentos aos poucos de maneira lúdica. A aceitação costuma ocorrer ao longo do tempo. Lembre-se que as crianças imitam os pais, que devem dar o exemplo na ingestão de alimentos diversos.

As refeições estão se tornando um momento de muito estresse para toda a família. Como posso amenizar para que a criança aceite comer os alimentos sem choro?
A fome é o melhor estimulante do apetite, e seus filhos vão acabar comendo o que for oferecido. É normal que reclamem, mas mostre que a sua casa não é um restaurante aberto 24 horas por dia. E aguente com calma e sem mostrar este estresse até a próxima refeição, sem “beliscos”, sucos ou guloseimas. Tenha calma, mas não tenha pena, você estará fazendo o bem para eles.

O que devo introduzir primeiro as frutas ou os legumes?
Esta orientação varia muito de um país para outro. Como dispomos de frutas de qualidade e saborosas, inicio no meu consultório as frutas , como maça e banana. Mas logo depois, em 2 ou 3 semanas, inicio a papa de legumes.

Dr. Claudio A. Len (CRM-SP: 59.931)
Pediatra da Clínica Len de Pediatria.
Pediatra formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria na Escola Paulista de Medicina. Nesta mesma instituição fez Mestrado e Doutorado em Reumatologia Pediátrica e atualmente é Professor da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria. Título de Especialista em Pediatria desde 1990. Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: