Hora do Sono

29/08/2017 16:50

A chegada de um bebê transforma a vida dos pais e uma das mudanças mais radicais são as noites de sono mal dormidas. O sonho de toda mamãe é uma noite de sono plena para o bebê para que ela também possa descansar sem interrupções com choros e mamadas. Às vezes o cansaço dos pais é tão grande que eles se perguntam se algum dia voltarão a dormir uma noite inteira. Sim, os bebês passam a dormir durante a noite toda e os pais também conseguem a voltar à rotina normal de sono. Mas quando isso passa a acontecer?

Levamos as principais dúvidas sobre o sono do bebê para um especialista e trazemos aqui as respostas que todas as mamães desejam saber. Confira o que é verdade ou mito e entenda como o amadurecimento do sono do bebê acontece.

Os bebês precisam mamar com qual frequência à noite?
O padrão de sono dos bebês varia de acordo com a idade, com o peso de nascimento, ganho mensal de peso e maturidade cerebral. Ou seja, é difícil igualar todos os bebês nos primeiros meses de vida. De um modo geral os bebês de 0 a dois meses devem mamar a cada 3 ou 4 horas à noite. Depois dos dois meses pode haver um espaçamento e os bebês podem dormir 4 ou 5 horas. Depois dos três meses muitos bebês acordam a cada 6 ou 7 horas, e este intervalo vai aumentando até os seis meses, quando conseguem dormir por 8 horas ou mais. Alguns fatores contribuem para este espaçamento, como o estabelecimento de rotinas e uma boa alimentação durante o dia.

Quantas horas os bebês precisam dormir por dia?
Nos primeiros três meses os bebês dormem cerca de 12 a 14 horas por dia, alguns dormem até 16 horas. Depois de três meses dormem cerca de 12 horas por dia. Por volta de um ano, 10 horas por dia. Este tempo vai diminuindo ao longo da infância e chega a 7 ou 8 horas depois dos 10 anos de idade.

Com quantos meses os bebês começam dormir uma noite inteira?
Alguns bebês conseguem dormir uma noite inteira entre quatro e seis meses de vida. No entanto, a maioria dos bebês conseguem dormir por várias horas seguidas depois dos 6 meses de vida.

Mito ou verdade: o bebê dormir de bruços ou de barriga para cima é perigoso?
As orientações atuais indicam que os bebês devem dormir de barriga para cima desde o nascimento.

Com qual idade as crianças devem passar do berço para a cama?
Por volta dos dois anos de idade. Ou antes, caso já consigam pular do berço.

Dr. Claudio A. Len (CRM-SP: 59.931)
Pediatra da Clínica Len de Pediatria.
Pediatra formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria na Escola Paulista de Medicina. Nesta mesma instituição fez Mestrado e Doutorado em Reumatologia Pediátrica e atualmente é Professor da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria. Título de Especialista em Pediatria desde 1990. Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+