Cuidados com o sono do bebê – Precauções a serem tomadas pelos pais

19/06/2018 12:34

Atualmente, qual é a posição recomendada pelos pediatras para os bebês recém-nascidos dormirem e por que?

Os pediatras recomendam que os bebês durmam com a barriga para cima desde o nascimento. Esta recomendação é baseada em estudos que mostram que esta posição está relacionada a uma diminuição no risco da síndrome da morte súbita infantil (SMSI), que, apesar de rara, é uma doença temida pelos pais e pediatras. Recomenda-se também que sejam evitados rolinhos, travesseiros, protetores e outros objetos no berço. Por volta dos 4 a 5 meses os bebês começam a rolar e viram sozinhos. Nesta hora os pais devem retirar todos os objetos do berço.

O que é a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) e como evitar?

Na SMSI, que ocorre mais frequentemente entre 0 e 6 meses de idade, os bebês são encontrados sem vida no berço pelos pais. Uma tragédia. Infelizmente não se sabe a causa desta doença e os bebês aparentam ser saudáveis mesmo nos dias que antecedem a morte. Alguns cuidados estão relacionados com a diminuição das taxas da SMSI: dormir de barriga para cima, evitar objetos no berço, deixar o quarto arejado, evitar ar condicionado,  evitar fumar perto do bebê, dormir com um adulto por perto e usar da chupeta. Mas estas são apenas associações, não há uma relação direta de causa e efeito.

É verdade que os bebês podem ficar com a cabeça disforme se dormirem sempre em uma mesma posição? Como evitar isso?

As assimetrias de crânio estão relacionadas a algumas causas conhecidas, como dormir sempre na mesma posição, gemelaridade e prematuridade. O fato de dormir sempre na mesma posição pode estar relacionado a doenças como torcicolo congênito, onde os bebês acabam ficando sempre na mesma posição. Recomendo que os pais falem com os seus pediatras sobre a posição dos bebês no berço, bem como sobre o formato da cabeça. Em algumas situações é necessária fisioterapia preventiva para evitar assimetria craniana.

Posso utilizar travesseiros, protetores e demais acessórios no berço do bebê na hora dele dormir?

1.      A recomendação atual é que não se use travesseiros, rolinhos, fraldas ou outros acessórios no berço. Recomenda-se apenas  lençol. Nos dias mais frios os pais devem usar mais roupas ao invés de cobertores.

 

Dr. Claudio A. Len (CRM-SP: 59.931)
Pediatra da Clínica Len de Pediatria.
Pediatra formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria na Escola Paulista de Medicina. Nesta mesma instituição fez Mestrado e Doutorado em Reumatologia Pediátrica e atualmente é Professor da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria. Título de Especialista em Pediatria desde 1990. Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+