Ansiedade infantil

24/10/2018 12:39

O que é a ansiedade infantil?

A ansiedade infantil é uma resposta emocional a estímulos ameaçadores, tais como preocupações, nervoso e medos. Esses estímulos podem ser externos ou internos. É importante ressaltar que a ansiedade é uma emoção normal e presente no cotidiano de todas as crianças, porém torna-se disfuncional quando afeta seu bem estar mental e emocional.

Como a ansiedade se manifesta nas crianças?

Varia de acordo com a idade e seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Muitas vezes a criança tende a regredir estágios de seu desenvolvimento, outras vezes expressam seus sentimentos através de birra, auto flagelo (bater em si mesmo, roer unhas) e até mesmo agressividade.

Quais tratamentos são indicados?

Ao perceber comportamentos de reação inesperados e diferentes que sejam recorrentes em situações de stress, ameaça ou surpresa, é importante buscar orientação profissional.

O que posso fazer para ajudar meu filho a lidar com a ansiedade?

Uma vez identificado o traço ansioso na criança e os possíveis estímulos que o desencadeia, antes de mais nada faça-se presente com empatia e amor, adotando uma postura compreensiva e segura. Mediante orientação profissional cada caso pode ser abordado de maneira mais eficaz e direta, inclusive em alguns casos pode-se indicar medicação.

Genética e convivência próxima a um familiar que sofre de ansiedade elevam a probabilidade de desenvolver ansiedade na criança?

Sim. Toda influência genética e familiar predispõe o desenvolvimento de transtornos, contudo, é muito possível contornar essa condição com ajuda profissional adequada e primordialmente com o desenvolvimento de uma relação de compreensão e empatia para com a criança.

Conheça Paula Raquel

Pedagoga e Psicóloga

Paula Raquel Ferreira Sene é pedagoga e psicóloga com experiência em atendimento clínico desde 2005. Desenvolveu workshops terapêuticos com mandalas para pequenos grupos e workshops vivenciais em Constelação Familiar. Membro da Hellinger Sciencia, formada em Constelações Familiares pelo IDESV (Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida). Participou de treinamentos e wokshops em Nova York. Atualmente participa do Curso de Formação para Consteladores Familiares da Hellinger Schule no Brasil. Atende em Varginha onde mantém seu consultório e realiza workshops de Constelação Familiar.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+